
Toda criança passa por um grande stress no seu primeiro dia de aula, principalmente os que ingressam pela primeira vez na educação infantil, é de se esperar que crianças e bebês acostumados com vinculo familiar diário, sintam-se ameaçados por esse novo espaço, novas pessoas e rotinas.
Esse período de transição entre o que é familiar e o novo a “Escola” deve ser acompanhado com muita paciência entre pais e escola no sentido de minimizar o stress causado pela mudança de rotina.
O período para adaptação normalmente costuma ser de uma semana, mais em alguns casos pode levar um pouco mais de tempo. Nesse período o que vale é o bom censo, pedir para escola reportar com um telefonema qualquer alteração de humor da criança, como muito choro, agressividade ou mesmo febre, às vezes ocasionando a necessidade de ir mais cedo para casa.
Manter esse canal aberto com escola para poder contornar toda situação é muito importante para construção da identidade e autonomia da criança, cortar o cordão é muito difícil especialmente para as mães e fazendo isso gradativamente é benéfico para a criação de um adulto saudável sem medos de lidar com o mundo.